Monstros do mar existem

Não, não é coisa de ficção: realmente existem lulas gigantes, como os cientistas acabaram de comprovar, ao filmar esse monstro marinho em seu habitat natural pela primeira vez.

O exemplar filmado é prateado e tem três metros. Ele foi registrado quase 1 km abaixo da superfície em julho do ano passado próximo às ilhas Ogasawara, 1.000 km ao sul de Tóquio, no Japão.

Segundo os envolvidos na pesquisa, filmar esse animal elusivo em seu habitat natural é um passo fundamental para sua compreensão.
Lula gigante
Três metros é enorme, não? Não para os padrões da lula gigante: o maior espécime já pego tinha 18 metros de comprimento, contando tentáculos e tudo mais.

Talvez seja por isso que esse animal é pensado como a inspiração para a criação do mítico Kraken, monstro marinho que tinha a fama de arrastar navios e marinheiros para o abismo das profundezas na Noruega no século 18.

No entanto, apesar da lula gigante ser retratada como um monstro terrível naliteratura, os cientistas ainda precisam confirmar supostos ataques a barcos. Por enquanto, não se pode dizer que algum desses animais matou um ser humano. Mas certamente poderia.

A lula gigante (Architeuthis), maior invertebrado do mundo depois da lula colossal, é um cefalópode conhecido por comer outras lulas e peixes granadeiros. São, por sua vez, presas de baleias cachalotes – com quem podem travar batalhas mortais.

Lesões na pele dessas baleias, apoiadas pelo conteúdo de seu estômago, têm sugerido que disputas sangrentas entre esses animais são travadas nas profundezas. Em 1965, um baleeiro alegou ter presenciado uma lula gigante e uma cachalote de 40 toneladas em um combate mortal.

A cabeça da lula teria sido encontrada no estômago da sua oponente, mas a baleia não teria sobrevivido ao encontro também, já que foi estrangulada pelos tentáculos de sua presa por um abraço fatal em torno de sua garganta.
A lula gigante é um tipo de molusco e, junto com a lula colossal, possui os maiores olhos conhecidos no reino animal. Ela tem oito braços e dois tentáculos, armados com ventosas e dentes afiados que puxam presas ao seu bico poderoso, que pode cortá-los.

Apesar de soar como uma ameaça a nós, os cientistas garantem que a lula gigante não é “do mal”. Ela vive uma existência essencialmente solitária, nadando sem companhia no mar profundo – mais triste do que amedrontadora.

imagem

Difícil de estudar
Corpos de lulas gigantes foram ocasionalmente encontrados nas costas ao longo dos anos, mas esses animais misteriosos só foram vistos vivos em 2004, quando fotografias estáticas foram feitas.
Dois anos mais tarde, Tsunemi Kubodera, do Museu de Ciência Nacional do Japão, liderou uma equipe que fez o primeiro filme em movimento de uma lula gigante viva. A fêmea de 7 metros foi arrastada para a superfície a partir de um navio de pesquisa.

Agora, uma equipe de filmagem japonesa liderada novamente por Kubodera conseguiu filmar o animal a uma profundidade de 630 metros, em seu ambiente natural, pela primeira vez.

A equipe de três homens em um submersível explorou o norte do Oceano Pacífico. Eles passaram 400 horas no submersível e realizaram 100 missões até conseguirem filmar a lula gigante.
Uma vez localizado o animal, a equipe foi capaz de segui-lo até 900 metros, onde desapareceu em um abismo.

“Muitas pessoas têm tentado capturar uma imagem de uma lula gigante viva em seu habitat natural. Todos falharam. Estas são as primeiras imagens de uma lula gigante viva real”, disse Kubodera.
A chave do seu sucesso, segundo ele, foi o submersível pequeno equipado com luzes invisíveis aos olhos humanos e cefalópodes. A equipe usou uma lula de um metro de comprimento como isca. O silêncio, a escuridão e a paciência foram recompensadores.

“Eu vi um monte de espécimes de lulas gigantes, principalmente arrastadas para fora do oceano. Esta foi a primeira vez que eu vi com meus próprios olhos uma lula gigante nadando”, conta Kubodora. “Foi impressionante, eu não poderia imaginar que seria tão bonito. É uma criatura tão maravilhosa”.

(fonte: Hypescience)

Sobre mynameisnosreme

Estudante de Publicidade and Propaganda. Blogueiro, mas não é gordo e tem namorada. Sonha em ganhar dinheiro fazendo vídeos para o Youtube, no canal (http://www.youtube.com/GearGamerBR). Internêtero profissional :D

Publicado em 9 de janeiro de 2013, em JEGUE NEWS e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

E AÍ, CURTIU?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s